Parabéns Cordeiros pelos seus 59 anos – Sua história e seu povo Parabéns Cordeiros pelos seus 59 anos – Sua história e seu povo - Jornal Folha de Cordeiros

Jornal Folha de Cordeiros

LightBlog

Posts Recentes

terça-feira, 7 de abril de 2020

Parabéns Cordeiros pelos seus 59 anos – Sua história e seu povo


Parabéns Cordeiros pelos seus 59 anos – Sua história e seu povo
Hoje 07/04/2020, Cordeiros completa 59 anos, uma Cidade amada por quem nela nasceu, e elogiada por quem conhece. Em 28 de Dezembro de 1961, com a criação da Lei estadual
n° 1.605 foi emancipado Município, ou seja, ganha autonomia política e legislativa, deixando de ser distrito, e conquista o direito de ser município, passando a ter sua própria câmara de vereadores, prefeitura e todos os demais órgãos administrativos de uma cidade.
Devido à pandemia e isolamento social, referente ao Covid-19 e a crise que estamos passando, este ano teve festa de comemoração para celebrar essa data tão especial. 

No livro CORDEIROS: SUA HISTÓRIA E SEU POVO, publicado em 2010, do escritor cordeirense Valdivino Alves de Sousa, narra a história e cultura da região de Cordeiros, além de mostrar a Biografia de ex-prefeitos e demais autoridades que ajudaram a construir a história da Cidade. O livro foi baseado em pesquisa e entrevistas com pessoas antigas da região. O objetivo do livro foi divulgar a história e cultura da Cidade para todo país, qaundo recebi a ideia de um amigo conterrâneo para escrever o livro contando a história da minha Cidade onde nasci, fiquei muito feliz, pois para mim é gratificante narrar e falar sobre minha terra natal. Poder contar histórias de lutas, sentimentos e vida do povo cordeirense" Explica Valdivino Sousa.

Conhecendo um pouco da Cidade

Cordeiros é uma cidade do sudoeste da Bahia. Nos meados do século XIX o capitão  Manoel Cordeiro da Silva iniciou a construção da capela  do Senhor Bom Jesus da Boa Vida, numa localidade pertencente ao município de Condeúba, formando-se o povoado de Candeal. 

Esse nome foi dado devido a uma planta nativa existente em grande quantidade chamada “Candeia”, (Distrito criado com a denominação de Candeal, pela lei estadual Nº 250, de 26/07/1898, subordinado ao município de Condeúba).

Por influência da família do capitão Manoel Cordeiros em 1938, esse povoado passou a se chamar Cordeiros. Em 1944, o nome passou a ser Mandacaru, (Pelo decreto Lei estadual nº 141, de 31/12/1943, e confirmado pelo decreto estadual nº 12.978, de 01/06/1944.

Em divisão territorial datado de 01/07/1950, o distrito já denominado Mandacaru, figurava no município de Condeúba. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 07/07/1960).  Porém, ainda nessa época o povoado pertencia o município de Condeúba.

Em 28 de Dezembro de 1961, com a criação da Lei estadual n° 1.605 foi emancipado Município, ou seja, ganha autonomia política e legislativa, deixando de ser distrito, e conquista o direito de ser município, passando a ter sua própria câmara de vereadores, prefeitura e todos os demais órgãos administrativos de uma cidade. Sede no atual distrito de Cordeiros ex-Mandacaru. Constituído de distrito sede, instalado em 07 de Abril de 1963.

A primeira eleição para Prefeito e Vereadores do Município de Cordeiros se realizou em 03 de Outubro de 1962 e a instalação do Município e posse dos eleitos ocorreu em 07 de abril de 1963, ficando seu território até essa data sob a administração do Município de Condeúba. Portanto, comemora-se o aniversário da cidade de Cordeiros no dia 07 de abril, devido a uma lei criada pela Câmara Municipal.

 O nome Cordeiros foi colocado em homenagem a uma família de muita influência que habitava essa região – a familia do Coronel José Moreira Cordeiro (conhecido como coronel Zezinho). Conta-se que o senhor José Moreira recebera a patente de coronel diretamente da Secretaria de Segurança Publica da Bahia através de indicação. Era um grande fazendeiro produtor de rapadura, muito bravo, porém muito bom; um homem de visão política e progressista, apaixonado pelas novidades tecnológicas, tendo sido o primeiro cordeirense a possuir o motor a gasolina que gerava energia para a sua casa. 


Depoimento de Ex- Prefeitos sobre o Livro: CORDEIROS SUA HISTÓRIA E SEU POVO.  



Depoimento do Ex- Prefeito Djalma Gusmão da Silva, sobre projeto do Livro: Cordeiros Ontem e Hoje, o livro conta a história de Cordeiros -Bahia


Depoimento do Ex- Prefeito de Cordeiros: Eli Alves Figueiredo, sobre projeto do Livro: Cordeiros Ontem e Hoje, o livro conta a história de Cordeiros -Bahia
Depoimento do Ex- Prefeito de Cordeiros: Lindolfo Ribeiro da Silva (Dodô), sobre projeto do Livro: Cordeiros Ontem e Hoje, o livro conta a história de Cordeiros -Bahia
Depoimento do Ex - Prefeito de Cordeiros: Edvar Ribeiro da Silva (Vavá), sobre projeto do Livro: Cordeiros Ontem e Hoje, o livro conta a história de Cordeiros -Bahia


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário